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2020年5月18日星期一

Cuidar Bem dos Idosos uma Vocação Islâmica

Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 16.04.2012

O estatuto do cidadão sénior é de uma grande importância em todas as sociedades, especialmente no Ocidente, onde as pessoas idosas na maior parte dos casos, são enviadas para lares especialmente construídos para as chamadas pessoas da terceira idade, ao invés de se lhes prestar cuidados nas suas casas.

Ninguém gosta de ficar velho, de ter a sua cara que um dia foi bonita, cheia de rugas e a perder o brilho que um dia já teve.

Contudo, isso indica que afinal nós não somos donos dos nossos destinos, nem de nós próprios e nem dos nossos corpos, pois por detrás de tudo isso há uma Mão Poderosa, que é a do Criador que faz o que quer, pois o Al-Qur’án diz no Cap. 40, Vers. 67:

“Foi Ele (Deus) quem vos criou do pó (a Adão), depois de uma gota de esperma, depois de um coágulo de sangue. Depois disso, Ele tirou-vos como criança (do ventre da mãe). Em seguida, (fez-vos crescer) para depois alcançardes a vossa maturidade completa, para depois serdes velhos”.

O Homem há muito que tenta procurar alguma fórmula que contrarie o gene responsável pelo envelhecimento do corpo, mas sem sucesso. Por isso muita gente não se convence e nem fica satisfeita quando a velhice a atinge. As pessoas tudo fazem para disfarçá-la, seja pintando os cabelos e a barba ou mesmo rapando-os, tudo na tentativa de ocultar os seus vestígios. Os mais abastados submetem-se a operações plásticas. Alguns chegam a ficar ofendidos quando alguém os chama de velhos, respondendo: “velhos são os trapos” ou “sou gasto mas não sou velho”.

Todavia, se vivermos, todos nós um dia atingiremos a velhice, contra a nossa vontade, pois esse é o processo natural e inegável da vida, que Deus criou.

Consta que certa vez um idoso que tinha já as costas arqueadas e que caminhava apoiado numa bengala de tão velho que estava, passando ao pé de uns miúdos que brincavam, estes, querendo fazer troça do velho trôpego lhe perguntaram: “Ó tio! Onde é que compraste o arco e a flecha”? O idoso calmamente respondeu: “Não se preocupem, pois quando chegarem a esta idade vão receber isso de graça”.

Será que iremos gostar que os nossos filhos nos escorracem das nossas casas, que construímos com muito esforço durante a nossa juventude, para o lar de idosos? Quão triste e cruel é isso!

A vida vivida no lar de idosos é miserável e insuportável. Devemo-nos precaver antes que essas tendências perturbadoras se enraízem nas nossas sociedades em vias de desenvolvimento, pois caso contrário tal trará crises jamais vistas.

A religião ensina-nos a respeitarmos os idosos, sejam eles nossos pais, nossos familiares, e até mesmo os estranhos.

Os idosos podem chegar à fases da velhice caracterizadas pela perda de algumas faculdades biológicas, podendo até perder o seu vigor físico, ou mesmo as suas faculdades mentais. Muitos deles desenvolvem sentimentos emocionais fora dos limites.

Quanto à perda das faculdades físicas, um idoso não consegue fazer muitos dos trabalhos que um jovem faz. No que respeita à perda da capacidade mental, Deus diz-nos no Al-Qur’án, que um idoso pode vir a perder a sua capacidade mental, podendo até tornar-se senil.

Deus diz no Cap. 22, Vers. 5:

E, entre vós há os que morrem (jovens), e outros são levados até a máxima velhice, ao ponto de não saberem nada depois de haverem sabido (muita coisa)”.

A isto podemos chamar, usando o termo da medicina moderna, de doença de “Alzheimer”

Quanto aos sentimentos emocionais, Deus informa-nos acerca do profeta Jacob (Yaqub) e dos seus sentimentos relativamente aos seus dois filhos, José (Yussuf) e Benjamim (Ben Yámin). As suas emoções, o seu amor, a sua preocupação, a sua simpatia e os seus sentimentos eram imensas a tal ponto, que de tanto chorar perdeu a visão.

Portanto, em todos estes casos, o que se nos ensina, como crentes, é que devemos respeitar os idosos, ainda que sejam senis e caducos.

O nosso respeito para com os idosos está mais enfatizado a favor dos nossos pais. Consta no Al-Qur’án, Cap. 17, Vers. 23:

“O teu Senhor decretou que não adoreis a ninguém a não ser a Ele, e que deveis ser bondosos com os vossos pais. Se a velhice atingir um deles ou ambos, estando vós ainda em sua companhia, não lhes digas “uff” por irritação, nem os ralhes, mas fala-lhes com palavras generosas (com respeito)”.

O nosso Profeta Muhammad, S.A.W. instruiu-nos a respeitarmos todos os que são idosos, e ao mesmo tempo, a termos pena e misericórdia dos mais novos. E foi-nos dito que todo aquele jovem que respeita os idosos devido à sua idade avançada, também será respeitado quando ficar velho, pois Deus enviará alguém que o respeitará quando ele envelhecer.

Até mesmo na oração colectiva, é-nos recomendado que respeitemos os mais velhos. Portanto, quando estivermos a liderar uma oração (swalaat) colectiva onde haja velhos, devemos prestar-lhes atenção, não prolongando demasiado a oração em congregação.

Segundo a nossa tradição isslâmica, nós os muçulmanos, devemo-nos esforçar o máximo por respeitar os idosos, especialmente se se tratar dos nossos pais. É um mau precedente enviar os nossos pais para lares de terceira idade.

A presença dos nossos pais nas nossas casas é uma bênção de Deus. Trará paz, felicidade, concórdia, tranquilidade, misericórdia e recompensa de Deus. Devemo-nos empenhar o máximo em prol dos nossos pais velhos, pedindo-lhes para ficarem connosco nas nossas casas, para que assim possamos atrair a bênção de Deus.

Devemos estabelecer um bom exemplo para que os não muçulmanos possam fazer o mesmo.

Se tomarmos a iniciativa e a pusermos em prática, criaremos uma sociedade livre do conflito de gerações. Não haverá animosidade entre a nova geração e os idosos. Ao invés disso haverá bondade, respeito, simpatia, preocupação e amor um para com o outro.

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