Acaso, não vos prolongamos as vidas, para que, quem quisesse refletir, pudesse refletir, e não vos chegou o admoestador?— (Alcorão, 35:37).
Prezados Irmãos,
Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.
É verdade que, historicamente, o ser humano sempre pensou num poder sobrenatural existente além deste nosso mundo das mudanças. E está constantemente a tentar não só encontrar a origem de todo o Universo, mas também um objeto para a sua adoração.
A História da Humanidade é apenas uma série desses esforços; algumas pessoas pensaram que este poder podia ser encarnado em certos tipos de árvores, pedras, ouro, ou no ser humano. Houve pessoas que pensavam que era o sol; outras achavam que era a lua ou outros astros, e ainda outras pensaram que eram os rios, etc.
Há ainda outros que dizem não haver Deus, mas a natureza em si é o seu Deus. Pessoas há que pensam que Deus deve ser um poder sobrenatural, que não tem forma, nem semelhante, não é afetado pelas mudanças, que é imortal e eterno. Esta posição é semelhante à do Islão.
Tudo isto é o resultado da posição a que chegaram os psicólogos de que o ser humano tem um instinto religioso. Por natureza, ele acredita na existência de um poder forte e grande que controla o Universo e sente que, ele e o resto da humanidade, são dependentes d`Ele e sujeitos a esse poder.
Professor Max Fuller no seu "Hibbert Lectures" diz: "A religião não é uma invenção nova. Se não é antiga como o mundo, é, pelo menos, antiga como o mundo que conhecemos. Nunca houve falso Deus nem religião falsa a não ser que se chame à criança um ser falso. Daquilo que eu sei das religiões, todas elas tinham o mesmo objetivo. Todas estavam ligadas a uma corrente que liga o céu à terra, e que estava e continua a ser assegurada pela mesma mão. O próprio Platão afirmou que: o conhecimento do verdadeiro Deus está implantado, por natureza, em todas as almas e o trabalho dos professores, neste campo, não é ensinar o ser humano o que ele não sabe, mas é remover os obstáculos e as sombras que ocultam a verdade e o impedem de chegar até lá e para lhe recordar do conhecimento que ele já tem".
Assim, o ser humano, por natureza, pensa em Deus. Alguns deles conseguem descobri-Lo e outros não; daí, a tarefa dos Profetas foi de recordá-los, da Existência de Deus; o Alcorão Sagrado menciona vários sinais e de várias formas chama a atenção do ser humano, recordando-o a existência do verdadeiro Deus.
Todos nós sentimos a Sua existência, porém há quem O recusa alegando que não O vê, o que não tem lógica, pois há coisas que nós não vemos e estamos certos da sua existência, como é o caso da nossa própria alma, o juízo, a energia, etc. Estas e outras coisas semelhantes não são vistas, mas a sua existência é aceita unanimemente.
Realmente, nem tudo se conhece diretamente; há coisas que as conhecemos indiretamente, pois, os seus efeitos são sentidos e conclui-se que existem.
Por exemplo, se carrego o peso que nenhum dos meus amigos o consegue, então eu deduzo que só o faço por ser mais forte que eles. Sente-se os raios do sol aqui na terra, então deduzimos que deve existir algo que permite a chegada dos seus raios aqui na terra, etc.
O nosso conhecimento sobre Deus também não é diferente disso, pois Ele é conhecido pelos Seus sinais e efeitos. Porque Ele é subtil, conhecemo-Lo não pelo nosso juízo diretamente, mais indiretamente, através das Suas criações e efeitos. Razão pela qual não podemos conhecê-Lo inteiramente, pois só conhecemos os Seus atributos através da Revelação, e é por isso que o ser humano precisa da Revelação.
Nós podemos estabelecer através do argumento racional a existência de Deus, mas a informação completa e total sobre Deus está fora do alcance humano; Deus não pode ser descrito exceto mencionando algum dos seus atributos.
Bacon diz: "Quando as ciências naturais são separadas, pouco a pouco elas dão a entender, inicialmente, que estão remotas de Deus. Mas, quando são estudadas em pormenores e examinadas profundamente, elas forçam-nos a chegar ao conhecimento da existência de Deus e na sua crença". (Christian Belief and Science).
A existência de Deus também pode ser provada por intuição. O filósofo Francês Descartes, do século 16, na sua demonstração da existência de Deus, diz que: "A existência de Deus é conhecida intuitivamente e, por depender da explicação intuitiva, não precisa de prova, nem de demonstração, basta só revelá-la e desenrolá-la".
E ainda acrescenta: "Eu existo agora e sei que sou algo mutável; não sou a causa da minha existência, senão teria existido antes; não sou a causa das mudanças que caiem sobre mim, se fosse assim, ter-me-ia mudado para a melhor posição; não sustento a minha própria existência, se fosse assim, poderia subsistir (durar) para sempre. Os meus pais e os antepassados não causaram todos estes acontecimentos em mim, porque eles ocupavam a mesma posição que eu ocupo. Iniciei a minha vida na forma de uma criança desamparada, cresci chegando à juventude e tornei-me homem e depois ao declínio, na forma de um velho. Não são todos estes sentimentos e mudanças a caírem sobre mim, um sinal de que sou um ser mortal cuja origem, deve ser imortal e a alma eterna?" (Evolution theory and christian belief the unresolved conflict). Will Herberg explica a existência de Deus de uma outra forma. Ele diz: "Se a palavra 'DEUS' tem de ter alguma relação com os nossos problemas, temos que reconhecer que Deus não é algo cuja existência possa ser estabelecida por um simples expediente ao empurrar uma investigação científica, ou avançando um bocadinho mais com especulação metafísica. A própria tentativa de fazer isso é um erro e uma iniciativa ilusória, pois no fundo isso trata de Deus como qualquer outro objeto do mundo, não como um objeto transcendente que não pode ser encerrado no material de experiência; a mesma coisa pode ser dita sobre a tentativa de deduzir Deus da História ou de dentro dos fundos da consciência humana onde, afinal refletem as nossas próprias confusões e limitações. Deus cria e sustenta toda a natureza". (Will Herberg: Four Existentialist Thinker’s).
Não há dúvida que Deus existe, sentimos a Sua existência, mas uma vez que está fora do nosso alcance mental, descrevê-Lo, temos que nos basear nas Revelações Divinas onde o próprio Deus nos diz quais são as Suas qualidades e atributos.
O Alcorão Sagrado, por sua parte, dá-nos provas da existência de Deus, concentrado a maior parte dos seus argumentos em 5 tópicos:
1. Evidência (prova) da experiência íntima da humanidade;
2. Revelação Divina ao Homem;
3. Modelo universal da moral humana;
4. Doutrina da criação do Universo;
5. Argumento cosmológico.
Colocando juntas todas essas evidências, o ser humano, por mais ateu que seja, chegará à conclusão de que existem bases razoáveis para se acreditar que há uma personalidade e força através do Universo que controla tudo isto, e essa personalidade é denominada 'Deus' pelos Muçulmanos (os submissos à Vontade de Deus).
Assim, o Muçulmano em primeiro lugar deduz a existência de Deus, dentro de si próprio e na natureza em geral, porque Deus diz no Alcorão Sagrado: "Na criação dos céus e da terra e na alternância do dia e da noite há sinais para os sensatos". (3:190).
E diz: "E também (os há) em vós mesmos. Não vedes, acaso?" (51:21).
Não há dúvida que Deus existe, e é Único; não há nada nem ninguém igual a Ele nos seus Atributos e na sua Essência. O Islão não lança a mentalidade humana para aquilo que ela não tem capacidade de perceber. O Islão está apenas a dirigir a atenção do ser humano para os fatos, que ele próprio pode descobrir se estiver seriamente interessado no uso do seu poder de pensar.
Há muitos versículos no Alcorão Sagrado que nos dão provas positivas da existência de Deus, o Único.
E diz ainda no Alcorão Sagrado:
"Porventura, foram eles criados do nada, ou são eles os criadores? Ou criaram, acaso, os céus e a terra? Não. Mas não se convencem disso". (52:35 e36).
O Alcorão Sagrado explica que para todas as coisas assim como para o Homem, que tem início no tempo, só há três possibilidades para sua existência. Três maneiras de explicar como surgiu:
1. Aparecer a partir do nada;
2. Ser criador de si próprio;
3. Ter um criador fora de si próprio.
A terceira possibilidade não está mencionada no versículo atrás citado, mas deduz-se, uma vez que o versículo foi dirigido às pessoas que recusavam a existência do Criador e diz-lhes que, se não existe um Criador, então só restam aquelas duas possibilidades.
1o- Aparecer a partir do nada: Ter sido criado do nada, isto é, ter aparecido sozinho ou ser criador por si próprio... É inconcebível algo aparecer a partir do nada.
É oportuno mencionar aqui um debate ocorrido entre o Imame Abu Hanifa e um ateu que dizia que tudo apareceu sozinho.
O tópico do debate era "provar a existência do Criador". Marcada a hora e o local, muita gente se juntou para assistir o debate. O ateu apareceu à hora marcada; porém o Imame atrasou-se. O ateu furioso com a demora do Imame quis saber qual tinha sido o motivo do atraso. O Imame justificou-se, dizendo: "Eu vivo na outra margem do rio. Estava lá a espera do transporte a fim de aqui chegar, contudo não apareceu nenhum. Entretanto, para o meu espanto, vi árvores da margem do rio se cortarem sozinhas e a transformarem-se em barrotes que se juntaram sozinhos e pregos apareceram a pregarem-se sozinhos nos barrotes, transformando-se num barco. Em tão pouco tempo o barco estava pronto e sozinho começou a movimentar-se na minha direção, tendo parado à minha frente. Entrei nele e sem ninguém o pilotar começou a andar, até que cheguei a este lado do rio e só assim foi possível eu chegar até aqui". O ateu, furioso, disse: "Vens atrasado e ainda contas histórias que nem uma criança aceita; como é que os barrotes sozinhos se transformaram em barco? Isso é uma loucura, é impossível!" O Imame retorquiu: "Ora se isso é impossível como é que este Universo tão grande, com toda a sua perfeição, sozinhos, sem que ninguém o causasse, tornou-se num Universo? Assim, o nosso debate já terminou". Tijolos, cimento e água não podem juntar-se sozinhos transformando-se em casa e nenhuma outra coisa no mundo pode transformar-se naquilo que ela é, sozinha.
Tem de haver alguém para fazer. Como é que este mundo e nós todos aparecemos sozinhos? Isto não tem lógica.
2o- Ser criador de si próprio: É ainda mais inconcebível que seja criador de si próprio. Se a pessoa fosse criadora de si própria, teria opção na escolha do seu sexo, cor, estatura, etc... Mas é sabido que isso não está no seu poder e mesmo agora, depois de criado não tem poder criativo sobre si próprio; por exemplo: a função do seu sistema digestivo, coração, os órgãos todos, não estão no seu poder, não pode evitar a queda dos cabelos, dentes, nem pode evitar a velhice, a fraqueza, a morte, etc... .
Por conseguinte, a única conclusão é que deve haver um Criador. E, esse Criador é Deus, que cria e controla tudo. Uma vez provado que tudo foi criado por Deus, a Ele temos que adorar exclusivamente e somente a Ele servir e é isso que se chama em arábico Tauhid (Unicidade de Deus).
M. Yiossuf Adamgy –17/02/2017
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