Orientado por Sheikh Abdu Osman
O Islam antes dos ambientalistas estabelecerem regras para o meio ambiente há 1433 anos atrás ao falar sobre o equilíbrio na criação do universo que não foi criado a toa mas todas as coisas nele criadas são criados devido a uma exata proporção, as regras estabelecidas evitam choque entre as funções de cada elemento neste universo para manter o equilíbrio. Podemos citar o exemplo da China onde os pássaros comiam 3% da safra do arroz e para impedir esse prejuízo mataram os pássaros, logo apareceu um problema maior quando as minhocas acabaram consumindo 50% da safra. O Islam para preservar o ambiente estabeleceu regras como: “impedir os danos é melhor que trazer benefícios”, também não há dano singelo nem recíproco” tais regras impedem os transgressores ao meio ambiente de causar danos.
O Islam antes dos ambientalistas estabelecerem regras para o meio ambiente há 1433 anos atrás ao falar sobre o equilíbrio na criação do universo que não foi criado a toa mas todas as coisas nele criadas são criados devido a uma exata proporção, as regras estabelecidas evitam choque entre as funções de cada elemento neste universo para manter o equilíbrio. Podemos citar o exemplo da China onde os pássaros comiam 3% da safra do arroz e para impedir esse prejuízo mataram os pássaros, logo apareceu um problema maior quando as minhocas acabaram consumindo 50% da safra. O Islam para preservar o ambiente estabeleceu regras como: “impedir os danos é melhor que trazer benefícios”, também não há dano singelo nem recíproco” tais regras impedem os transgressores ao meio ambiente de causar danos.
Estabelece a regra de “prevenir contra a corrupção” esta regra impede o ser humano de agredir o meio ambiente, o profeta Mohamed (SAS) orienta para que as pessoas preservem as fontes hídricas de poluição quando disse: “evitem as três maldições: fazer necessidades nas fontes de água, lugares de passagem de pessoas, e na sombra” e completou “não urine na água parada” o Islam dá orientação para que se preserve a higiene nas residências, disse o profeta(SAS): “Deus é belo e aprecia tudo o que é belo e limpo, então limpem suas casas e jardins”.
O Islam estimula as pessoas a plantarem e embelezarem o meio ambiente, disse o profeta (SAS): “todo muçulmano que plante uma planta ou uma muda e vem se alimentar dela uma ave, ser humano ou um animal é considerado uma caridade para ele, e disse também “se vier a acontecer o fim do mundo e na mão de um de vocês tiver uma muda , que a plante se puder”. Existem três fundamentos básicos nos Islam para a preservação do meio ambiente:
1- o muçulmano deve ser justo e não deve transgredir os limites, deve observar a Deus em qualquer ação seguindo Sua orientação e por tal razão não deve corromper nenhum dos alimentos da natureza, portanto não deve poluir a água, extrapolando no seu consumo, matar um animal sem razão, proteger a terra;
2-o Alcorão veio para organizar os aspectos geria da vida e entre esses aspectos está o meio ambiente, proibindo assim exagero nas medidas para que não haja desequilíbrio;
3- buscar o equilíbrio e respeitar os limites estabelecidos por Deus e não causar danos, disse Deus no Alcorão:
وَلاَ تَعْثَوْا فِي الأَرْضِ مُفْسِدِينَ (85)
“não espalhem na terra a corrupção” ( Surat Hud 85 )
Na Assunnah profética há ênfase sobre o meio ambiente, podemos dividí-la em três grupos:
1- ditos que estimulam a plantação e preservação de árvores, considerando que o plantio é uma obrigação coletiva e para preservar a plantação e as sementes o profeta (SAS) proibiu a coleta antes da época, além de estabelecer garantias financeiras contra danos causados às plantações por animais.
2- Regras relacionadas à caça, onde é proibido a prática a não ser para alimentação, disse o profeta(SAS): “não tome algo vivo como alvo e quem matar um pássaro por brincadeira irá testemunhar contra ele no dia do julgamento final”.
3- Regras que estabelecem a quarentena e reservas ambientais, disse o profeta (SAS): “não deve-se apresentar uma pessoa doente a outra sã” sabe-se tbm que o Islam havia estabelecido determinados período do ano onde proíbe matar e assustar animais e cortar e queimar plantações em determinados lugares.
Fonte: http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=17521&cod_canal=54
O Islam estimula as pessoas a plantarem e embelezarem o meio ambiente, disse o profeta (SAS): “todo muçulmano que plante uma planta ou uma muda e vem se alimentar dela uma ave, ser humano ou um animal é considerado uma caridade para ele, e disse também “se vier a acontecer o fim do mundo e na mão de um de vocês tiver uma muda , que a plante se puder”. Existem três fundamentos básicos nos Islam para a preservação do meio ambiente:
1- o muçulmano deve ser justo e não deve transgredir os limites, deve observar a Deus em qualquer ação seguindo Sua orientação e por tal razão não deve corromper nenhum dos alimentos da natureza, portanto não deve poluir a água, extrapolando no seu consumo, matar um animal sem razão, proteger a terra;
2-o Alcorão veio para organizar os aspectos geria da vida e entre esses aspectos está o meio ambiente, proibindo assim exagero nas medidas para que não haja desequilíbrio;
3- buscar o equilíbrio e respeitar os limites estabelecidos por Deus e não causar danos, disse Deus no Alcorão:
وَلاَ تَعْثَوْا فِي الأَرْضِ مُفْسِدِينَ (85)
“não espalhem na terra a corrupção” ( Surat Hud 85 )
Na Assunnah profética há ênfase sobre o meio ambiente, podemos dividí-la em três grupos:
1- ditos que estimulam a plantação e preservação de árvores, considerando que o plantio é uma obrigação coletiva e para preservar a plantação e as sementes o profeta (SAS) proibiu a coleta antes da época, além de estabelecer garantias financeiras contra danos causados às plantações por animais.
2- Regras relacionadas à caça, onde é proibido a prática a não ser para alimentação, disse o profeta(SAS): “não tome algo vivo como alvo e quem matar um pássaro por brincadeira irá testemunhar contra ele no dia do julgamento final”.
3- Regras que estabelecem a quarentena e reservas ambientais, disse o profeta (SAS): “não deve-se apresentar uma pessoa doente a outra sã” sabe-se tbm que o Islam havia estabelecido determinados período do ano onde proíbe matar e assustar animais e cortar e queimar plantações em determinados lugares.
Fonte: http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=17521&cod_canal=54
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