Mu-azin é o irmão que Canta o Adhan |
O Azan é o chamado que anuncia que é hora de iniciar a oração. Ele é feito de maneira especial e consiste em convidar a comunidade muçulmana a tomar parte na oração, que será, para ela, causa de prosperidade, tanto nesta vida como na outra.
O Azan é um culto que precede a oração. É um dos principais ritos do Islam e um dos seus sinais mais óbvios.
Este rito foi estabelecido no primeiro ano da Hégira; o Mensageiro (Deus o abençoe e lhe dê paz) o respeitava, tanto de dia como de noite, tanto em sua vida domiciliar como estava viajando. Ninguém jamais ouviu dizer que ele deixou de atender, ao menos uma única vez, a este chamado, ou permitiu a alguém se abster, até à sua morte; depois dele seus dignos companheiros continuaram a respeitar o Azan, por ele se ter tornado um dever ou algo parecido com um, já que fora ordenado pelo Mensageiro, em muitas Tradições.
O Azan é um culto que precede a oração. É um dos principais ritos do Islam e um dos seus sinais mais óbvios.
Este rito foi estabelecido no primeiro ano da Hégira; o Mensageiro (Deus o abençoe e lhe dê paz) o respeitava, tanto de dia como de noite, tanto em sua vida domiciliar como estava viajando. Ninguém jamais ouviu dizer que ele deixou de atender, ao menos uma única vez, a este chamado, ou permitiu a alguém se abster, até à sua morte; depois dele seus dignos companheiros continuaram a respeitar o Azan, por ele se ter tornado um dever ou algo parecido com um, já que fora ordenado pelo Mensageiro, em muitas Tradições.
Como se pratica o Azan?
Segundo Tradições autênticas, procede-se da seguinte maneira, dizendo:
1 - Alláh Akbar (Deus é Maior), quatro vezes.
2 - Ach-hadu an la iláha illal-láh (Testemunho que não há outra divindade além de Deus), duas vezes.
3 - Ach-hadu an-na Muhammadan rassulul-lah (Testemunho que Muhammad é o Mensageiro de Deus), duas vezes.
4 - Haiyá ´alas-salat (Vinde para a oração), duas vezes.
5 - Haiyá ´alal-falah (Vinde para a salvação), duas vezes.
6 - Alláh Akbar (Deus é Maior), duas vezes.
7 - La iláha illal-láh (Não há oura divindade além de Deus), uma vez.
Somente na Oração da Alvorada é que o mu-azin intercala, entre a quinta e sexta fórmulas:
As-Salátu Khairon minan-Naum (A oração é melhor que o sono), duas vezes.
Dito isto, continua a enunciar as fórmulas seis e sete:
Quando se ouve este chamado ecoando no ar, sente-se no coração a sua grandeza e a grandeza do Todo-Poderoso e Majestoso, cujo Nome Se proclama.
Pensa-se no bem e na prosperidade a que este chamado convida e sabe-se que qualquer um, por maior que seja, ao lado de Deus, saiba que Deus é ainda maior.
Quando se ouve o mu-azin, deve-se fazê-lo atentamente e repetir o que ele diz, de todo o coração, exceto quando ele anuncia as fórmulas quatro e cinco no lugar das quais deve-se dizer:
La Haula wala Kowata il-la Bil-lah (Não há poder nem força a não ser em Deus), duas vezes.
Vejamos esta Tradição do Profeta Mohamad (Deus o abençoe e lhe dê paz), transmitida por Al-Bukhari:
“Quando ouvirdes o mu-azin dizer: Aláh Akbar(Deus é Maior) Allah Akbar, respondei também Allah Akbar, Allahu Akbar,e depois, quando disser: Ach-hadu anlá iláha illah-lah, respondei: Ach-hadu anlá iláha illal-lah; e quando dizer: Ach-hadu anna Muhammadan raçulullah, repeti: Ach-hadu anna Muhammadan raçulullah; quando disser: Haiyá alas-salat, dezei: La haula wala kowata illa billah; e quando disser: Haiyá alal-falah, dizei: La haula wala kowata illa billah; quando disser: Allah Akbar, Allah Akbar repeti: Allah Akbar; e depois, quando disser: La iláha ilal-lah, repeti: La iláha illal-lah ,do fundo do coração, se assim o fizerdes, entrareis no Paraíso”.
Quando se termina de fazer eco ao mu-azin, suplica-se as bênçãos de Deus para o Profeta, pede-se-Lhe que nos permita permanecer próximo d’Ele e repetem-se as orações transmitidas pelo Profeta. Atenta-se na modéstia do Profeta, a quem Deus absolveu de todos os pecados, passados e futuros, quando ordenou que sua comunidade rogasse a Deus para que Ele a orientasse até Ele e somente Ele, ensinando-lhes que qualquer decisão pertence exclusivamente a Ele, que faz como melhor Lhe praz e elege como quer, e quer as pessoas, por mais altas que sejam as suas posições e maior o seu poder, não são mais que servos dos Misericordioso e Clemente, e necessitam d’Ele em todos os momentos.
Abdullah Ibn Omar afirmou ter ouvido o Mensageiro de Deus (Deus o abençoe e lhe dê paz), dizer:
“Quando ouvirdes o mu-azin, dizei o mesmo que ele, depois suplique, por mim, a benção de Deus, porque àquele que implorar para que eu seja abençoado uma vez, Deus abençoará dez vezes. Depois, rogai a Deus que me conceda ficar próximo d’Ele, pois há, no Paraíso, um nível, reservado por Deus para um único dos Seus servos e eu espero ser esse servo. Aquele que suplicar para que eu tenha condições de ficar próximo de Deus, merecerá, por isso, a minha intercessão, em seu favor”. (Transmitida por Muslim).
As invocações, ensinadas pelo Profeta, e que se dizem depois de cada chamado do mu-azin, são as seguintes:
“Ó Deus, Senhor deste chamado perfeito e desta oração, ora anunciada, dá a Muhammad meios para aproximar de Ti, assim como a distinção no bem, e faze-o ressuscitar no lugar louvável que lhe prometeste”.
Depois ainda, se acrescenta:
“Concede-nos a sua intercessão; Tu jamais faltas às promessas”
Allah Akbar, Allah Akbar,
Allah Akbar, Allah Akbar,
Äschhed-u änlaa ilaahe illaallah,
Äschhed-u änlaa ilaahe illaallah,
Aschhed-u änne Muhammadar Rasuulu’llaah,
Aschhed-u änne Muhammadar Rasuulu’llaah,
Hayya ala’s-Salaa,
Hayya ala’s-Salaa,
Hayya ala’l-Falaah,
Hayya ala’l-Falaah,
Allah Akbar,
Allah Akbar,
Laa ilahaha illa’llaah
Fonte:http://www.islam.com.br
Segundo Tradições autênticas, procede-se da seguinte maneira, dizendo:
1 - Alláh Akbar (Deus é Maior), quatro vezes.
2 - Ach-hadu an la iláha illal-láh (Testemunho que não há outra divindade além de Deus), duas vezes.
3 - Ach-hadu an-na Muhammadan rassulul-lah (Testemunho que Muhammad é o Mensageiro de Deus), duas vezes.
4 - Haiyá ´alas-salat (Vinde para a oração), duas vezes.
5 - Haiyá ´alal-falah (Vinde para a salvação), duas vezes.
6 - Alláh Akbar (Deus é Maior), duas vezes.
7 - La iláha illal-láh (Não há oura divindade além de Deus), uma vez.
Somente na Oração da Alvorada é que o mu-azin intercala, entre a quinta e sexta fórmulas:
As-Salátu Khairon minan-Naum (A oração é melhor que o sono), duas vezes.
Dito isto, continua a enunciar as fórmulas seis e sete:
Quando se ouve este chamado ecoando no ar, sente-se no coração a sua grandeza e a grandeza do Todo-Poderoso e Majestoso, cujo Nome Se proclama.
Pensa-se no bem e na prosperidade a que este chamado convida e sabe-se que qualquer um, por maior que seja, ao lado de Deus, saiba que Deus é ainda maior.
Quando se ouve o mu-azin, deve-se fazê-lo atentamente e repetir o que ele diz, de todo o coração, exceto quando ele anuncia as fórmulas quatro e cinco no lugar das quais deve-se dizer:
La Haula wala Kowata il-la Bil-lah (Não há poder nem força a não ser em Deus), duas vezes.
Vejamos esta Tradição do Profeta Mohamad (Deus o abençoe e lhe dê paz), transmitida por Al-Bukhari:
“Quando ouvirdes o mu-azin dizer: Aláh Akbar(Deus é Maior) Allah Akbar, respondei também Allah Akbar, Allahu Akbar,e depois, quando disser: Ach-hadu anlá iláha illah-lah, respondei: Ach-hadu anlá iláha illal-lah; e quando dizer: Ach-hadu anna Muhammadan raçulullah, repeti: Ach-hadu anna Muhammadan raçulullah; quando disser: Haiyá alas-salat, dezei: La haula wala kowata illa billah; e quando disser: Haiyá alal-falah, dizei: La haula wala kowata illa billah; quando disser: Allah Akbar, Allah Akbar repeti: Allah Akbar; e depois, quando disser: La iláha ilal-lah, repeti: La iláha illal-lah ,do fundo do coração, se assim o fizerdes, entrareis no Paraíso”.
Quando se termina de fazer eco ao mu-azin, suplica-se as bênçãos de Deus para o Profeta, pede-se-Lhe que nos permita permanecer próximo d’Ele e repetem-se as orações transmitidas pelo Profeta. Atenta-se na modéstia do Profeta, a quem Deus absolveu de todos os pecados, passados e futuros, quando ordenou que sua comunidade rogasse a Deus para que Ele a orientasse até Ele e somente Ele, ensinando-lhes que qualquer decisão pertence exclusivamente a Ele, que faz como melhor Lhe praz e elege como quer, e quer as pessoas, por mais altas que sejam as suas posições e maior o seu poder, não são mais que servos dos Misericordioso e Clemente, e necessitam d’Ele em todos os momentos.
Abdullah Ibn Omar afirmou ter ouvido o Mensageiro de Deus (Deus o abençoe e lhe dê paz), dizer:
“Quando ouvirdes o mu-azin, dizei o mesmo que ele, depois suplique, por mim, a benção de Deus, porque àquele que implorar para que eu seja abençoado uma vez, Deus abençoará dez vezes. Depois, rogai a Deus que me conceda ficar próximo d’Ele, pois há, no Paraíso, um nível, reservado por Deus para um único dos Seus servos e eu espero ser esse servo. Aquele que suplicar para que eu tenha condições de ficar próximo de Deus, merecerá, por isso, a minha intercessão, em seu favor”. (Transmitida por Muslim).
As invocações, ensinadas pelo Profeta, e que se dizem depois de cada chamado do mu-azin, são as seguintes:
“Ó Deus, Senhor deste chamado perfeito e desta oração, ora anunciada, dá a Muhammad meios para aproximar de Ti, assim como a distinção no bem, e faze-o ressuscitar no lugar louvável que lhe prometeste”.
Depois ainda, se acrescenta:
“Concede-nos a sua intercessão; Tu jamais faltas às promessas”
Allah Akbar, Allah Akbar,
Allah Akbar, Allah Akbar,
Äschhed-u änlaa ilaahe illaallah,
Äschhed-u änlaa ilaahe illaallah,
Aschhed-u änne Muhammadar Rasuulu’llaah,
Aschhed-u änne Muhammadar Rasuulu’llaah,
Hayya ala’s-Salaa,
Hayya ala’s-Salaa,
Hayya ala’l-Falaah,
Hayya ala’l-Falaah,
Allah Akbar,
Allah Akbar,
Laa ilahaha illa’llaah
Fonte:http://www.islam.com.br
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